Blog

Destaques

Santo André aos olhos da arquitetura e do paisagismo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A terra-mãe dos paulistas vista pelas lentes da arquitetura e do paisagismo. Afinal, o que esconde o caos urbano de Santo André, uma das cidades mais importantes para o desenvolvimento cultura de São Paulo?

Tela de rabiscos de diversos artistas, arquitetos, paisagistas e urbanistas consagrados no cenário paulista e nacional, Santo André sempre chamou a atenção por suas obras públicas.

Nomes poderosos em nossa memória afetiva como Rino Levi, Luiz Sacilotto, Jorge Bomfim, Tomie Ohtake e Roberto Burle Marx assinaram peças da paisagem da cidade no ABC paulista que nos encantam em um breve passeio desde o movimentado Paço Municipal até o clássico Teatro Municipal Maestro Flávio Florence.

Afinal, os traços que formam Santo André são narrados pelo patrimônio arquitetônico e seus espaços culturais. Estes são motivos de contemplação em caminhos corriqueiros do dia a dia para quem mora na cidade, mas também passam uma mensagem poderosa do que está por trás da cultura paulista.

O moderno e o contemporâneo pulsam.

O Paço Municipal, objeto de estudo já retratado no blog da SPCON, é o símbolo do Executivo, Legislativo e Judiciário em terra andreense. O conjunto projetado pelo arquiteto Rino Levi tem o sutil toque do projeto paisagístico comandado por Roberto Burle Marx.

Ele é contraste de obras a apenas alguns quilômetros de distância. É na Perimetral e na região da CPTM Prefeito Celso Daniel que encontramos os exemplos de arte urbana e transformação da paisagem por meio da arte e suas leituras de cidade.

Ali perto, na Oliveira Lima, está a marca de Luiz Sacilotto, o Concressão 0005. Uma escultura em aço carbono pintado de 4m de altura que dialoga com a cidade e gera a curiosidade de quem atravessa o calçadão de uma das ruas mais movimentadas de Santo André.

E o que falar do projeto arquitetônico no Sabina. Um complexo de 11 mil metros quadrados assinado por Paulo Mendes da Rocha. Uma adoração ao contemporâneo no centro da uma metrópole.

Neste ponto da história, você deve estar imaginando: qual é a mensagem que esta cidade quer me passar?

A resposta para essa pergunta você quem deve descobrir. Do moderno e contemporâneo ao cotidiano agitado de uma cidade grande, Santo André provoca as mais variadas emoções para quem vive aqui. Basta encontrar o que você quer extrair deste local repleto de possiblidades e sonhos.

Conheça os empreendimentos que já entregamos e acompanhe nossas redes sociais para não perder as próximas novidades e empreendimentos incríveis que estão por vir.