Blog

Destaques

Paisagismo urbano e a sua relação com passado, presente e futuro!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Há alguns anos vem se discutindo o papel da natureza tanto na decoração de ambientes quanto na arquitetura, porém ela é essencial não apenas para em relação a beleza de residências, edifícios e cidades, mas, principalmente, a questões relacionado ao nosso futuro como população.

É provável que você já tenha alguma noção do que é o paisagismo urbano. Além de fazer parte da arquitetura, esse conceito impacta a nossa vida como sociedade e a nossa relação com o planeta, pois o paisagismo urbano diz respeito ao planejamento de espaços abertos em locais públicos e privados, tendo em mente as características de estrutura e natureza do espaço.

A prática se preocupa com a organização, harmonia e funcionalidade do ambiente, dando atenção para a circulação de pessoas e a preservação da vegetação local, criando áreas atraentes e também sustentáveis.

Um bom projeto de paisagismo deve tratar a natureza como parte essencial dos cenários, aplicando conhecimentos das mais diversas áreas, entre elas a botânica e a ecologia. Além disso, o paisagista deve escolher estilos estéticos e espécies de plantas adequadas as condições físicas e climáticas do ambiente.

Ao fazer um mix entre a natureza e o urbano, os ambientes ficam com mais leveza, frescor e cor, afinal, não há nada melhor do que aproveitar e respirar em um lugar rodeado de verde em meio a uma semana estressante e corrida.

Importância do paisagismo urbano

Cabe ao paisagismo pensar e criar pontos de lazer em áreas livres, estimulando a convivências em locais abertos, utilizando-se do melhor da natureza para proporcionar um lugar funcional e agradável.

No quesito sustentabilidade, o paisagismo urbano é uma das áreas da arquitetura que mais contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade, pois a harmonia entre o natural e o urbano, é o caminho para um futuro com clima adequado, contribuindo para a preservação do planeta e com a diminuição da poluição. Ao criar esses espaços que promovem a conexão com a natureza e redução de tudo que prejudica o meio ambiente.

Considerando o bem-estar individual e social, existem um retorno direto na nossa qualidade de vida. A proximidade com árvores, flores e planta traz benefícios inestimáveis para nossa saúde. Alguns estudos mostram que duas horas por semana já são suficientes para melhorar nosso humor e diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Além disso, se considerarmos o coletivo, podemos levantar a melhora na qualidade do ar e a diminuição da poluição visual, o que por consequências traz impactos positivos na nossa vida social e também na saúde da população.

Impactos do paisagismo urbano no futuro

Ao falar de impactos podemos citar alguns: a social, sendo os espaços de lazer fundamentais para convivência e cultura; o ecológico, auxiliando no desenvolvimento sustentável, na melhora das condições climáticas, no equilíbrio da temperatura, entre outros; a estrutural, já que a proporcionar uma logística adequada, você tem impactos duradouros; e a psicológica, pois o contato com a natureza causa alívio, felicidade e paz individual e coletiva.

Por fim, fica claro a importância do paisagismo urbano na criação de locais harmônicos e funcionais, que são essências para um futuro organizado, prática e sustentável.

Venha conhecer os projeto do SPCON clicando aqui!

E não deixe de acompanhar as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas novidades!