Blog

Destaques

Transformação e modernização: um olhar sobre o Paço Municipal de Santo André

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você sabia que a área em que está localizado o Paço Municipal de Santo André formava a antiga Chácara Bastos? Em 1922, o local foi loteado, em 1940 surgiram as primeiras intenções de desapropriar o espaço e apenas oito anos depois o processo foi finalizado e a Prefeitura de Santo André tomou posse.

O local transformou-se na Praça IV Centenário, inaugurada em 8 de abril de 1953 nas comemorações dos 400 anos da Vila de Santo André da Borda do Campo.

O Paço Municipal de Santo André teve sua construção iniciada em 1966. O projeto teve origem em um concurso, que teve como ganhadores o arquiteto Rino Levi, m dos maiores nomes do modernismo no Brasil (sendo este seu último projeto antes de falecer) e o renomado paisagista Roberto Burle Marx.

O espaço abriga os três poderes do município: Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, no Centro Cívico localizam-se também a Biblioteca, o Teatro, o Auditório Municipal e o Salão de Exposições.

É considerado um relevante Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo por ser um exemplar de arquitetura moderna brasileira, além de ser parte integrante dos processos de transformação e modernização do estado na segunda metade do século XX.

Além do espelho d’água, jardins e mosaicos que revestem o piso de toda área externa do Centro Cívico, destacam-se, o Painel Mural em concreto, localizado no saguão do Teatro e a Tapeçaria que se encontra no 9º andar do edifício do Executivo, ambos de Roberto Burle Marx.

O edifício do Fórum construído posteriormente respeitando o estilo das demais construções é de autoria de Jorge Bomf im, Rodolpho Mansueto Dini, Nelson Batistucci, Roberto Monteiro e Walter Caprera.

O Paço é o segundo monumento tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (Condephaat), ficando atrás apenas da Vila Ferroviária de Paranapiacaba tombada em 1987.

Venha conhecer os projeto do SPCON clicando aqui!

E não deixe de acompanhar as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas novidades!